sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ALTERAÇÃO DA MORAL



 Para todos aqueles que queiram viver na mesma morada do Leão, o CÉU lhes dê a sua bênção.

         «24 47 Considerai que não trabalhei só para mim, mas para todos aqueles que buscam a verdade ».
Eclesiástico XXIV: 47

Um senhor tinha escolhido um homem, para pôr em prática o seu plano; este não fazia outra coisa que não fosse o que o primeiro lhe mandava. Um dia, o senhor disse-lhe:

- No fundo desse poço há uma formosa pérola que podes apanhar. Este atirou-se imediatamente à água. Depois de estar cinco anos a nadar, sem sequer dormir, saiu com a pérola na mão.  Ainda assim, quando saiu afirmou:

- Nunca terei a coragem de me atirar outra vez a esse poço.

Um amigo que escutou o que este dizia, respondeu-lhe:

- Não conseguiste a pérola?

Então, o homem disse de novo:

- Sou um mestre de artes marciais e a minha mestria ficou reduzida quase à teoria. A minha pujança corporal está debilitada e apenas tenho forças para dar um passeio. Praticamente quase todos os meus alunos me abandonaram e perdi toda a minha família.

            O amigo ficou pensativo algum tempo e argumentou:

            - Tive um sonho: a tua casa será ferida de morte e sofrerás um calvário de amargura. A génesis do sofrimento baseia-se em teres apanhado a pérola, que sem dúvida, é a origem do conhecimento, pois esta tem um lado resplandecente de luz e outro escuro.




 O homem, impressionado por aquele sonho do amigo, perguntou de imediato:

            - Que viste no lado escuro?

            O amigo voltou a responder- lhe:

            - A concha que abre o CÉU e a Terra estará contigo, tanto uns como outros são seres materiais e portanto, imperfeitos. Todos eles necessitam da tu pérola, para obter a sua sem necessidade de se atirarem ao poço, embora também andem por caminhos escarpados e cheio de espinhos. 

           O príncipe deste mundo atacá-los-á e colocá-los-á contra ti, tal como se soltasse cães no teu encalce. Todos aqueles que tenham asas nas suas costas chamar-ta-ão dia a dia para comprovar a veracidade do seu voo e para não caírem das alturas. A estes devem-se somar os que caminham como as tartarugas, com a carapaça rota, e que estão totalmente vulneráveis. Chegada a hora do dia, terás que dançar como um cata-vento ao som das asas ansiosas e do frenesi das torturadas tartarugas que não tiveram tempo de fazer a chamada de alivio.




          Passado o tempo, tendo-se cumprido o sonho, o homem observou que uns com asas respiravam a paciência e a compreensão, e que outros, pelo contrário, faziam com que as suas asas batessem reclamando a perfeita parcela celestial e ignorando que esta parcela, nem na Terra nem no Homem existia.

A vida pode durar cem anos e está dividida em dias maus e bons, em noite e em dia: a noite para olhar a pérola e o dia para cuidar dos seres alados e das tartarugas. No entanto, um dia, o homem deu-se conta de que o amor atua, mas não tem propósitos, isto é, não se rege pelo egoísmo nem carece de empatia pelos outros, porque o coração do amor é o coração das pessoas que sofrem. Muito drástica foi a descrição da queixa dum ser alado, reclamando mais tempo de atenção para as suas agitações. 

A solidariedade, primeira virtude cardinal do ser humano, era negada aos demais, sem entender que ninguém tem direito à parcela do outro. O SENTIDO atua e se a vida exige, temos que nos esforçar e adaptar à celeridade para não deixar ninguém fora do carro da fortuna, porque, ainda que ligeiro e estreito, é a salvação para as desgraças apocalípticas vindouras.




• Quem estima a Deus abraça a justiça.

• Quem abraça a justiça atua contra os soberbos.

• Perdido o respeito, então perdida a moral.

• A pessoa recta confia-se ao respeito.

• O que alcança o TAO em 30, será por algo!

• A raiz do TAO constitui o verdadeiro.

• O que alcança o TAO nunca mente.

• Seus ensinamentos são rios do CÉU e suas fontes não morrem por causas naturais.

• Quando reine Jesus sobre a Terra, então seus servos também.

• O sábio não fala.

• O soberbo não sabe fechar a boca.

• Calar-se ante a injustiça é enlear o fio do espírito.

• Quantas mais pessoas cultivem a inteligência e a justiça, tanto mais abundarão os homens rectos e generosos.                                          







                                                                                                                   A.M.F. EL LEÓN

Sem comentários:

Enviar um comentário